APROVEITE ESTA OFERTA IMPERDÍVEL!… A BLACK FRIDAY ESTÁ AÍ!

Se você não precisa de um novo celular, outra televisão, eletrodoméstico, etc., pode pensar como eu:

Legal, então deixa passar!

Mas se precisa, aproveite com planejamento e pesquise as ofertas que estão por vir.

NECESSIDADE


Provavelmente você está há poucos dias de receber o seu 13º salário e vem sendo bombardeado com ofertas de todo o tipo. Os publicitários e departamentos de marketing das grandes redes são especialistas em criar desejos e necessidades que, definitivamente, nós não temos.

Não deixe para “descobrir” sua necessidade justamente no dia da Black Friday

O ideal é que você decida com antecedência todos os itens que deseja adquirir. Sem planejamento prévio você pode se tornar um sério candidato a realizar compras desnecessárias, que poderão lhe causar algum tipo de arrependimento ou frustrações posteriores.

A dica é: decida com antecedência o que vai comprar. E compre somente o que você decidiu antes.

Caso você encontre um item que ficou tentado a comprar e não estava na sua lista, tente encontrar três motivos para não comprá-lo. Se você encontrar pelo menos dois, pense seriamente em desistir da compra.

ORÇAMENTO


Definidas suas necessidades, é hora de avaliar seu orçamento. Esteja consciente que o fato de entrar mais dinheiro no fim do ano não significa que ele pode ser gasto livremente.

Lembre-se que o mês que sucede o 13º salário é justamente aquele onde pagamos mais contas. São as despesas fixas de todos os anos, que chegam a partir de janeiro: IPTU, IPVA, matrículas escolares, entre outras.

Se você não se planejou com antecedência para pagar estas despesas, tem uma escolha a fazer:

Utilizar o 13º salário para as tradicionais compras de fim de ano, ou guardar o dinheiro para as despesas extras de janeiro?

É exatamente aqui que muitas pessoas comprometem boa parte do orçamento do ano seguinte, passando grandes períodos endividadas.

A dica é: antes de comprar, saiba exatamente qual é o valor máximo que você pode gastar sem comprometer suas contas futuras. Se o dinheiro não for suficiente para toda sua lista de compras, defina prioridades.

Grandes descontos não valem uma grande dívida

Dificilmente vai valer a pena comprar um item pela metade do preço se para pagá-lo você deixar de honrar outros compromissos. Todo o desconto que conseguir poderá ser perdido com os juros e multas das outras dívidas, além de você ganhar uma baita dor de cabeça.

MAQUIAGEM DE PREÇOS


Após definir suas necessidades e avaliar seu orçamento, é só esperar a Black Friday chegar para ir às compras!

Sim, é uma delícia comprar um item que precisamos e desejamos, e mais delicioso ainda é quando sabemos que esta compra foi realizada de forma consciente, sem comprometer o nosso orçamento.

Mas ainda há um cuidado que você deve ter. Infelizmente são muitos os relatos de empresas que elevam o valor dos produtos na véspera da Black Friday, para que o aparente desconto pareça maior do que realmente é.

A dica é: monitore com antecedência os preços dos produtos que você deseja comprar na Black Friday.

Cuidado com o “tudo pela metade do dobro”

Para evitar esta prática, a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico criou o selo Black Friday Legal, que pode ser utilizado por lojas que se comprometem a seguir o Código de Ética específico do evento, alinhado com as boas práticas do e-commerce.

***

Cadastre seu e-mail abaixo e receba os novos artigos do Conhecimento Financeiro.