RETROSPECTIVA 2015 DO CONHECIMENTO FINANCEIRO

Fim de ano chegou. Hora de refletir sobre o tempo aproveitado (e perdido) no ano velho.

Aproveitar o tempo é uma ideia tão pessoal quanto a própria felicidade. Tem relação com propósitos, sonhos, aquilo que te aproxima ou te afasta dos teus objetivos. Um universo de infinitas possibilidades.

Em relação ao dinheiro, nem tanto. Na verdade, nossa relação com o dinheiro envolve duas escolhas:

Você pode escolher ser vassalo. Você pode escolher ser senhor.

Não pense no poder ou submissão no sentido restrito de muitas histórias feudais. Me refiro a forma como você se sente (e se comporta) em relação ao dinheiro.

Quando você precisa de dinheiro para satisfazer o ego ou controlar a ansiedade, através da acumulação consumista, você age como um escravo do dinheiro.

Quando você coloca o dinheiro para trabalhar para você, visando aumentar sua renda e melhorar sua qualidade de vida, você age como um senhor do seu dinheiro.

Neste site quero te incentivar a escolher a segunda opção. Acompanhe nossa retrospectiva para ler (ou reler) todos os artigos já publicados aqui no Conhecimento Financeiro:

Estreamos escrevendo sobre diferentes perfis financeiros, para você encontrar o que mais se identifica e visualizar seus próximos passos.

No segundo artigo explicamos como a perda do grau de investimento pelo Brasil pode afetar a sua vida e na sequência demonstramos como construir a sua reserva de emergência.

Logo após informamos o que você deve fazer para se livrar para sempre das tarifas bancárias e apresentamos 23 dicas para economizar combustível.

No artigo seguinte disponibilizamos uma planilha de gastos simples e totalmente desbloqueada para você personalizar e começar a utilizar quando quiser.

Depois explicamos porque o momento de crise pode ser uma boa oportunidade para você investir e lucrar no médio e longo prazo com o mercado de ações e aonde você deve aplicar seu dinheiro para facilmente ganhar o dobro da poupança.

Em seguida conversamos com o psicólogo Bruno Farias sobre o tema compulsão por compras e demos dicas para você passar “ileso” pela Black Friday sem comprometer a sua renda.

Por fim apresentamos um guia para você utilizar o seu 13º salário com inteligência financeira e entrar em 2016 com as rédeas de suas contas.

O conhecimento liberta. O conhecimento renova. O conhecimento potencializa resultados. Desejo para mim e para você muito mais conhecimento em 2016. Esse é o melhor investimento de todos.

Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância – Derek Bok

Feliz ano novo!